terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Redescobrindo o prazer de cozinhar

Desde que eu descobrí que tenho alergia a caseína (proteína do leite presente no soro) e intolerância grave a lactose estive desgostosa com a cozinha, pois todas as coisas que eu mais adorava fazer e comer levavam leite e derivados…Até o adoçante em pó que nós usamos no cafezinho para diminuir a dor na consciência (depois de uma feijuca caprichada) eu tive que suspender.

Depois de 1 internação e várias visitas ao pronto socorro, resolví aceitar a condição que tenho e tentar viver da maneira mais legal e gostosa possível!

Esse fim de semana cismei de fazer um bolo de chocolate e peguei o meu livro da Dna Benta (aquele tijolão gigantesco cheio de receitas) e escolhí o Bolo de Chocolate I.

Após as devidas adaptações (substituí o leite por leite de soja, a margarina eu utilizei a Qualy Vita, pois ela não recebe leite em sua composição e o chocolate é aquele do padre da Nestlé) fiz o tal do bolo de chocolate….e tchan tchan tchan tchan…… Não é que ficou bom mesmo ?!?!?!?!

Fiquei feliz da vida e agora estou pesquisando novas receitas que sejam seguras para mim e coloco-as aqui no blog para que pessoas que tenham estas restrições alimentares possam comer um bolo de chocolate 100% seguro.

Aí vai!:

Ingredientes:

Massa:

  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de margarina;
  • 3 ovos separados (claras em neve)
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 2 xícaras(chá) de farinha de trigo;
  • 2 xícara (chá) de leite de soja (aconselho usar o Soymilk);
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Recheio:

  • 2 xícaras (chá) de leite de soja;
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó;
  • 2 colheres (sopa) de margarina;
  • Açúcar a gosto (coloquei 4 colheres de soa)

Preparação:

  1. Bata bem o açúcar. as gemas e a margarina;
  2. Acrescente a farinha e o chocolate peneirados, alternando-os com o leite;
  3. Bata bem, junte o fermento em pó e por fim, as claras em neve;
  4. Despeje em assadeira untada e leve ao forno quente;
  5. Junte os ingredientes do recheio, leve-os ao fogo e vá mexendo até engrossar bem (essa parte não funcionou legal, mas ficou uma calda gostosa para jogar em cima do bolo);A
  6. Com o creme obtido (se engrossar bem),  recheie e cubra o bolo

Simples e eficaz! E eu fiquei toda feliz por comer algo gostoso que não faça mal :)

Até mais!

Nenhum comentário: