domingo, 24 de janeiro de 2010

Quantas sacolinhas descartáveis você rejeitou?

Sacolinha plástica… da branquinha, cinza, preta… Um artigo que é tão incorporado ao nosso dia que não conseguimos enxergar as nossas compras de supermercado, roupas, farmácia sem incluir a famosa sacolinha.

E depois que usamos para carregar o necessário, jogamos no lixo comum ou muitas vezes na rua… Aonde ela vai parar depois que não enxergamos mais utilidade para ela?

Em aterros sanitários elas demoram centenas de anos para se decompor, ou vão se agrupar em ilhas de lixo em alto mar ou na barriga de algum bicho que não tem nada a ver com essa história.

Poisé, depois que eu ví o contador de sacolas rejeitadas no site Planeta Sustentável  resolví tirar as minhas eco bags (sim, eu tinha comprado algumas, pois acho-as super charmosas… inclusive usava para carregar o meu notebook) da gaveta e passei a levar uma dentro da minha bolsa, deixei 2 no meu carro e sempre que vou ao mercado eu as utilizo.

As pessoas ainda enxergam com curiosidade, ou com cara de interrogação enquanto você guarda as suas compras na eco bag … Mas é esta reação que faz as pessoas se atentarem as estes detalhes e uma vez a atenção é dada e a informação é gravada na cabeça…uma hora esta ação sai do campo das idéias e passa para a realidade.

Algumas iniciativas legais sobre sacolas retornáveis (eco bags):

  • Na rede Pão de Açúcar, clientes fidelizados (cliente Mais) ao levar e utilizar sua eco bag ganha pontos no programa Mais;
  • Na Cobasi, cliente cadastrado e com 600 pontos acumulados pode trocar por eco bags estampadas;
  • Está disponível no Wal Mart (sempre está pendurada nos caixas) eco bags baratinhas (R$2,50) . Simples e Eficaz;
  • A Livraria Cultura vende eco bags super práticas e lindas, com uma fita que permite você dobrar a eco bag e fechá-la para carregar na bolsa.

Até mais!

Nenhum comentário: